Hoje vamos falar sobre o que os profissionais da nossa área mais fazem: PROJETOS!

A palavra Projeto, vem da palavra latina Projectum, que significa 'antes de uma ação', é um planejamento.

Projeto é um esforço temporário com início, meio e fim. Ou seja, você começa e termina, um projeto! Você precisa colocar o máximo de esforço, dentro deste tempo determinado e ele precisa terminar!

Para ter um início e fim definidos de um projeto, você precisa ter um processo, um planejamento bem definido e seguir ele SEMPRE! Processo = Disciplina! Depois de estabelecer os prazos de entrega, eles PRECISAM ser respeitados!

Claro que você pode dividir as entregas de um projeto em etapas. E aprovar cada etapa com o cliente antes de começar a próxima. Quanto mais clara for a comunicação entre você e o cliente, mais assertivo será o resultado do projeto. Por isso a gente diz que projetos são progressivos.

Outra questão super importante que envolve o início de um projeto é um escopo bem definido. Mas ai você deve estar se perguntando: o que é um escopo, Renata?

O escopo de um projeto é a descrição do trabalho que será feito. Simples assim! Mas é dessa forma que nós alinhamos as expectativas entre profissional x cliente. Precisa ficar tudo bem claro, o que exatamente envolve essa prestação de serviços [Evita uma série de problemas depois!].

Depois você precisa alinhar com o seu cliente a questão de recursos disponíveis [BUDGET] para ele executar aquilo que está sendo projetado.

Não faz sentido nenhum você fazer um projeto lindo e o seu cliente aprovar só depois que o levantamento de custos estiver pronto. Ele pode descobrir que aquele projeto não cabe no bolso e imagina só o retrabalho!

Quanto tempo será gasto revendo todo o projeto? Eu venho 'batendo nessa tecla' da importância de alinhar o budget com o cliente no início do processo todo há um tempo já, né?!

Mas, coloca em prática tudo isso que eu estou explicando e depois você ainda vai me agradecer!

Essas são algumas definições essenciais de um projeto!

Se você não tiver esse início bem definido [os seus processos internos, prazos de entrega, valor a ser cobrado] bem alinhados com a sua realidade e desenvolvidos de acordo com o tipo de público que você vai atender, nem adianta pensar nas próximas etapas.

Essas questões são muito importantes mesmo! Pensa em quantos problemas você pode evitar futuramente.

Gostou da dica??

Beijos e até depois,

Rê!!