O tijolinho já foi uma febre e ainda continua sendo muito usado!!!!

Ele tem muitas cores e texturas, é versátil, tem uma instalação fácil e pode trazer um ar mais moderninho ou mais rústico para o ambiente - depende do tijolinho que você vai usar e da sua criatividade!

 

club arqexpress

 

Sobre os tipos: tem o original e o de demolição [que é mais difícil de encontrar e pode ocupar muito espaço].

Quando o cliente pede o tijolinho para a gente, geralmente vem com uma foto daquele que é realmente rústico. Quando é assim, pode ter certeza que o tijolo é original da casa!

E não é comum você encontrar construções onde você descasca o emboço e encontra esse tijolinho. Para saber se tem ou não, tem que descascar a parede e ver se ele está lá...

Se tem chance de ter? Vai depender muito da data da construção da casa! Geralmente em bairros mais antigos você encontra com mais facilidade. 

Tem como reproduzir este efeito?

O original é bem difícil! Mas você pode instalar um tijolo de demolição - que você encontra em olaria, ferro-velho, e vai dar uma cara rústica ao ambiente.

Vai ficar bom, mas tem a suas desvantagens!

Por ser um tijolo de 12cm, 15cm, você vai perder esse espaço de ambiente e isso pode te atrapalhar muito, principalmente se você for fazer uma quina.

Entre as opções de acabamento que você encontra para esse material estão o Brique, que é mais rústico e que pode ser aplicado com rejunte ou sem rejunte.

Tem também o Lisser, que tem as arestas bem mais lisas e que eu gosto de instalar com a junta seca (sem o rejunte). Para a aplicação é só usar a criatividade - pode servem pé, espinha-de-peixe...

Club Arqexpress

O tijolinho permite essa criatividade na hora de aplicar!

Mas como ele não é um material tão resistente, antes de instalar você tem que pensar em comprar a quantidade pedida pelo empreiteiro com uma folga boa (não dá para comprar certinho, do tipo, a parede precisa de 5 metros quadrados e você compra 6).

A folga tem que ser bem maior por que eles quebram no meio do caminho, na instalação...

A própria paginação tem recortes e gera perda de material.

Você também gosta de DECORAÇÃO, mas nunca parou para estudar muito sobre? Então comece hoje o meu Curso de Decoração, com tudo aquilo que eu acredito ser ESSENCIAL uma arquiteta/o, um decoradora/ e  designer saber!

Beijos e até depois,
Rê.