Uma etapa muito importante de um desenvolvimento de projeto é o lançamento de pontos elétricos. Afinal de contas, cada vez mais, todos nós nos tornamos reféns absolutos da energia elétrica e, por isso, não podemos errar nessa etapa!

Imagina: o seu cliente está na sala da casa dele e não existe um ponto de tomada, para conectar o carregador de celular, próximo da Tv! Toda vez que ele precisar carregar o celular enquanto estiver assistindo Tv, vai lembrar de você kkkk Brincadeiras a parte, este é só um exemplo da importância que o nosso trabalho tem, porque influencia diretamente a qualidade de vida e o bem estar dos nossos clientes.

Obs.: Quando falamos em lançamento de pontos elétricos, significa identificar as posições e quantidades de pontos necessários, de acordo com o restante do projeto [mobiliário, equipamentos etc] e não desenvolver um projeto de instalações elétricas. Somente um especialista em instalações elétrica deve desenvolver este tipo de projeto.

Então vamos as dicas práticas: primeiro passo para você não errar na indicação dos pontos elétricos:

1. Fazer um bom levantamento dos pontos existentes, no ambiente. Você precisa saber quais são e a posição [ tirar as medidas] de todos os pontos que já existem no espaço;

2. Depois que definimos junto com os clientes todo o layout, pisos, revestimentos, mobiliário, etc precisamos fazer a compatibilização de tudo isso, com os pontos de tomadas e interruptores do ambiente. E, assim vai poder entender qual a necessidade exata de pontos novos ou de fazer adequação das posições e, assim vai otimizar os recursos do cliente;

3. Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas:

– Baixas: 30 cm a partir do chão;

– Médias: 1,20 m (ou 120 cm)  até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão;

– Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão

4. Quando 'a parte funcional' do projeto estiver resolvido, vamos a estética! A gente precisa relacionar também as cores dos acabamentos das tomadas e interruptores com as cores das paredes ou móveis.

Obs.: são estes tipos de detalhes de acabamentos bem planejados, que vão encantar o seu cliente);

Espero que você tenha gostado da dica de hoje!

 
Até depois!