Booom Diiaaa !

Quero desejar uma ótima semana a todos!!! E para começar bem a semana, vamos falar sobre o que os profissionais da nossa área mais fazem: PROJETOS!

A palavra Projeto, vem da palavra latina Projectum, que significa 'antes de uma ação', é um planejamento. Projeto é um esforço temporário com início, meio e fim. Ou seja, , você começa e termina, um projeto! Você precisa colocar o máximo de esforço, dentro deste tempo determinado e ele precisa terminar!

Se você leu a Dica do Dia de ontem, já entendeu um pouco da minha história e em qual momento, eu descobri a importância que esse processo de início, meio e fim tem nas nossas vidas, como profissionais. Se você não encerrar, de uma forma bem clara, o projeto junto ao cliente, você nunca vai conseguir ganhar dinheiro na nossa profissão! A verdade é essa.

Para ter um início e fim definidos de um projeto, você precisa ter um processo, um planejamento bem definido e seguir ele SEMPRE! Processo = Disciplina! Depois de estabelecer os prazos de entrega, eles PRECISAM ser respeitados!

Claro que você pode dividir as entregas de um projeto em etapas. E aprovar cada etapa com o cliente, antes de começar a próxima. Quanto mais clara for a comunicação entre você e o cliente, mais assertivo será o resultado do projeto. Por isso a gente diz que projetos são progressivos.

Outra questão super importante que envolve o início de um projeto, é um escopo bem definido. Mas ai você deve estar se perguntando: 'O que é um escopo, Renata?'. O escopo de um projeto é a descrição do trabalho que será feito. Simples assim, mas é dessa forma que nós alinhamos as expectativas entre profissional x cliente. Precisa ficar tudo bem claro, o que exatamente envolve essa prestação de serviços [Evita um monte de problemas depois!!].

Depois, você precisa alinhar com o seu cliente, a questão de recursos disponíveis [BUDGET] para ele executar aquilo que está sendo projetado. Não faz sentido nenhum você fazer um projeto lindo, o seu cliente aprovar ele e só depois vocês fazerem os levantamentos de custos e descobrirem que aquele projeto não cabe no bolso do seu cliente. Imagina o retrabalho!! Quanta tempo será gasto revendo todo o projeto? Eu venho 'batendo nessa tecla' da importância de alinhar o budget com o cliente, no início do processo todo há um tempo já, né?! Mas, coloca em prática tudo isso, que eu estou explicando e depois você ainda vai me agradecer!

 

 

Essas são algumas definições essenciais de um projeto! Se você não tiver esse início bem definido [os seus processos internos, prazos de entrega, valor a ser cobrado] bem alinhados com a sua realidade e desenvolvidos de acordo com o tipo de público que você vai atender, nem adianta pensar nas próximas etapas. Essas questões são muito importantes mesmo! Pensa quantos problemas podem te evitar futuramente.

Mas, se você ficou um pouco perdido sobre esse assunto, você pode (e deve) ir muito mais além! Eu vou falar mais sobre isso na minha segunda turma do curso 'Aprenda a fazer Consultoria Online'

Eu tô disponibilizando esse curso por um valor super acessível, que é realmente, para ajudar aos profissionais que querem entender como prestar serviços online e eu quero poder te ajudar!  .

 

Beijos e até depois, Rê