Gravidez é um momento mágico, repleto de sonhos, mas como fazer para corresponder às expectativas de uma cliente que chega para a gente já no final da gestação?
Hoje eu vou te contar 10 dicas de decoração que vão te ajudar a transformar o dormitório de bebê quando tempo é tudo o que a gente não tem!
1. Mobília básica
Concentre-se na mobília básica, que inclui berço, cômoda com trocador e poltrona de amamentação. Se o espaço permitir, um guarda-roupa vai ajudar a acomodar melhor as roupinhas, fraldas e demais objetos do bebê.
Para ambientes menores, uma boa dica é optar pelos móveis multifuncionais (você encontra modelos de berço com cômoda e cama auxiliar embutida).
2. Pintura
Trocar a cor das paredes é a forma mais rápida (e uma das mais baratas) de mudar completamente o ambiente! Mas no caso de um quarto de bebê é preciso ter alguns cuidados a mais. Dê preferência para as tintas sem cheiro e com a superfície lavável (para garantir a durabilidade).
Além disso, faça o teste da cor na parede para conseguir ver melhor como essa tonalidade se comporta com a iluminação natural em diferentes momentos do dia (eu sugiro uma área de 50x50cm, no mínimo). Outra dica importante: fazer o teste em paredes diferentes, uma com luz direta e outra com luz indireta.
3. Cuidado com a iluminação!
Sempre que possível, opte por diferentes circuitos de iluminação para não se arrepender depois! Isso porque o quarto do bebê precisa de uma luz geral, mais forte, e de uma iluminação indireta e mais confortável para a noite (evite lâmpadas expostas, elas podem trazer desconforto para o pequeno).
4. Fique atento a posição das tomadas!
Se a intenção é não fazer obra ou grandes alterações no ambiente, procure pensar o layout e colocar os móveis de acordo com a posição das tomadas e instalações existentes.
5. Pense na setorização do ambiente
Monte um layout antes de sair escolhendo os móveis! Esta é a melhor forma de entender as funções que serão executadas no ambiente (dormir, amamentar/alimentar, trocar fralda, circulação) para deixá-lo o mais funcional possível.
6. Circulação é fundamental
Grande parte dos apartamentos da atualidade têm como padrão dormitórios bem pequenos!
Cuidado para não exagerar na mobília e comprometer a circulação mínima (pode ter certeza de que uma boa circulação vai ser fundamental na rotina com o bebê). Quanto mais espaço livre, mais agradável será o ambiente.
7. Nichos
Eles enfeitam e ajudam na funcionalidade do quarto do bebê (dá para usar como porta-fraldas, apoiam roupinhas e deixam objetos do dia a dia ao alcance das mãos durante a troca).
8. Piso
Seguro, antiderrapante, fácil de limpar, bonito e que combine com a decoração. Difícil unir todas essas qualidades em um material só?
Quando o problema é a falta de tempo, uma das melhores alternativas é trocar o piso sem quebrar (o laminado tem a instalação fácil e super-rápida)! Se o piso existente estiver nivelado, o vinílico também é uma ótima opção.
9. Papel de parede
A instalação do papel de parede é super-rápida, limpa e ele pode ajudar muito na composição (se quiser algo ainda mais exclusivo, além dos padrões comuns, você pode personalizar a sua arte).
10. Quadros
Nada de parede vazia! Uma boa composição de quadros dá vida, harmonia e equilíbrio!
Quer aprender mais sobre "como decorar quarto de bebê"?
Então se inscreve na minha próxima Super Aula, que acontece em 27/09! Nesse encontro eu, a Rê Lemos e a Dani, da Lilibee, vamos te contar tudo sobre esse ambiente que envolve tantos sonhos e faz parte de um momento tão importante na vida das famílias.
Clica aqui para garantir a tua vaga!
Beijos e até depois,
Rê.