Antes de começar a pensar o público que você quer atender, tem que pensar qual é o serviço que você vai oferecer!

Em seguida a gente precisa saber como esse serviço vai funcionar! Quais são as etapas e quanto tempo vai demorar!

Por exemplo, se você for oferecer um serviço de projeto arquitetônico, quais são as etapas que você vai entregar? Quanto tempo você demora para desenvolver essas etapas? Você tem que montar o escopo do início até a entrega. E por quê?

Porque você vai ter que montar uma proposta para o cliente e deixar bem claro tudo o que está incluso e o que não está. Por exemplo, se você for vender um projeto arquitetônico, vai cobrar separado o de interiores ou ele já vai estar incluso?

Você vai acompanhar? Vai visitar a obra? Vai ter alguém para cuidar só desta parte?

E se o cliente quiser contratar só o projeto arquitetônico, como vai funcionar? E se ele quiser contratar somente o projeto de interiores?

Aí você tem que precificar cada serviço!

Imagine que para fazer um projeto arquitetônico você demore 100 horas. Se você trabalhar em média 160 horas por mês, vai conseguir fazer no máximo dois projetos arquitetônicos.

Fazendo esses projetos, quanto você teria de cobrar para ganhar o que espera em um mês? Quanto tempo vai demorar para entregar cada uma das etapas para o cliente? Quanto tempo vai demorar para desenvolver cada uma dessas etapas?

E sabe por que a gente tem que fazer essas contas?

Porque se você sabe que consegue fazer dois projetos em um mês e um deles atrasar, você não vai mais entregar! Então qual é o seu limite e como isso vai funcionar?

Para a gente conseguir fazer o projeto certinho, precisa saber quem são os fornecedores e quais são os tipos de materiais que a gente vai entregar para o cliente (um render, um 3D, uma planta em CAD, um memorial descritivo, um orçamento)...

Dentro de tudo o que você vai se propor a entregar para quem te contratou, quanto tempo vai levar até a entrega desse “kit” do projeto? E quanto você vai cobrar desse cliente para fazer esse tipo de serviço?

Imagine que eu queira te contratar, como você explicaria o teu trabalho pra mim? 

Por isso a gente precisa ter o material, uma proposta e um modelo do que entregar! Se a gente não tem um modelo, não dá nem para começar!

Sem ter um modelo você pode fazer a decoração de um quarto, mas não de uma casa inteira!

Para começar da forma correta é preciso montar um processo e esse processo tem que ter etapas, cada etapa tem que ter data para começar e data para terminar.

Sabe qual a diferença da ArqExpress para um escritório normal? Cada coisa tem início, meio e fim! Nós fazemos o processo, montamos o projeto e deixamos pronto na casa do cliente e um prazo de 45 a 60 dias!

E você? Me diz qual vai ser o diferencial do teu trabalho?

Não sabe como fazer para organizar cada uma das etapas que você entrega para aplicar dentro do seu escritório?

Então eu te sugiro o Curso Aprenda a Fazer Consultoria Online, onde eu vou te ensinar como funciona a consultoria e como a ArqExpress organiza as etapas deste serviço para que você tenha um rendimento maior, seja de forma autônoma ou no seu escritório!

Beijos e até depois,
Rê.