Mesmo agora, que ainda estamos vivendo um período de distanciamento social, as lojas físicas vão continuar existindo e fazendo a economia circular!

E, na minha opinião, o mercado comercial é um dos melhores para a gente trabalhar, um nicho maravilhoso! Isso porque o cliente, na maioria das vezes, tem pressa, tem dinheiro e não é detalhista!

E o que a gente tem que ter para atender esse público? Uma boa base de fornecedores e de mão de obra. Tendo isso, pode ter certeza de que você vai conseguir atender muito bem!

Mas qual o diferencial de uma pessoa que tem uma loja ou que quer te contratar para fazer um projeto para o comércio dela de alguém que te contrata para fazer um ambiente residencial?

Muitas vezes você vai ter que trabalhar no final de semana, fazer uma mágica para conseguir atender aquela demanda, às vezes você vai ter que trabalhar durante um feriado...

Pensa que o teu grande desafio é fazer aquilo acontecer! Por isso a importância de estar cercada de bons fornecedores e bons parceiros, entendeu?

Aí você me pergunta: como é que a gente formata esse serviço para sair oferecendo para as pessoas?

Para começar você precisa saber o quanto o teu cliente pode gastar ou está disposto a investir neste projeto. A partir disso você consegue dizer o que pode fazer com o budget que ele te deu.

No comercial a gente sempre tem que trabalhar o projeto e o valor. Isso porque o comerciante, antes de qualquer outra coisa, quer saber o quanto ele vai gastar.

Não adianta falar para ele que você vai fazer um projeto maravilhoso, se ele não souber o custo disso e quanto tempo você vai levar para entregar tudo pronto!

E quanto você vai cobrar por isso? Primeiro você tem que montar o serviço que vai oferecer e ver quais serão as suas entregas. O que vai estar incluído?

Você vai arrumar a arquitetura e o que mais? Vai fazer o arquitetônico? Vai melhorar o fluxo desta loja? Vai melhorar a parte de design? Vai arrumar a fachada?

Pense que o teu produto pode ser mais completo que oferecer apenas o projeto. E quanto você vai cobrar por isso? Qual o valor para fazer uma loja pequena, uma loja de médio porte e uma loja grande?

Outra coisa, o que o teu cliente espera com esse projeto? Se ideia é somente deixar a loja mais bonita, talvez ele pouco se importe com uma proposta de melhorar o fluxo.

Já se você for fazer o projeto de uma loja de óculos ou de uma butique, uma boa iluminação vai fazer toda a diferença, a escolha correta das cores também vai fazer toda a diferença!

Agora me diz, se você tivesse que escolher hoje um serviço, um ambiente ou um foco para o teu trabalho, qual seria?

Quer saber mais sobre empreendedorismo? No meu curso Gestão para Escritório - ArqExpress PRO eu te conto muito mais sobre esse assunto!

Beijos e até depois,

Rê.