Lembra quando eu te perguntei “quem” você considerava que era o teu público?

Na nossa profissão é muito importante saber quem a gente quer atender, o que esse público quer e qual o serviço que ele precisa!

Por exemplo, quando eu comecei, meu público era aquela pessoa que estava saindo da casa dos pais para ir morar com o namorado.

Então, para que conhecessem o meu trabalho, eu escolhi na minha cidade duas pessoas que eram bem relacionadas e que poderiam divulgar o serviço que eu estava oferecendo.

Eu fui até a casa delas, dei um projeto de presente, elas postaram, indicaram para os amigos e assim começaram a chegar os meus primeiros clientes.

Também falei para os meus familiares ajudarem a divulgar, aí as pessoas gostaram da proposta e começaram a me contratar. Acredita que logo no primeiro mês eu já tinha 30 projetos fechados? E sabe qual foi o meu problema? Eu não conseguia entregar 30 projetos!

Não adianta querer divulgar um serviço que você não sabe como vai funcionar, em quanto tempo você vai entregar, quanto vai cobrar e nem quantos projetos consegue fazer ao mesmo tempo! A chance de a gente se queimar é muito grande!

Você tem que pensar assim: quantos projetos eu consigo entregar? Quantas pessoas eu consigo alcançar? Aí, quando você consegue montar o processo e ter certeza de que está pronta para, por exemplo, atender dez clientes, vinte clientes, você pode começar a divulgar!

Se você não está preparada e o cliente entrou agora, pode propor para ele fazer o pagamento e entregar dentro de 60 dias... Mas será que ele vai ficar satisfeito de ver o anúncio dizendo que em 30 dias ele está com o projeto pronto e, na verdade, você vai entregar para ele só em 60?

Aí você me pergunta: como a gente pode ter um processo que é bem precificado, que vai dar lucro, funcionar, mas que ao mesmo tempo você esteja preparada para atender muitas pessoas? Você tem que ter foco, criar o SEU processo, com todas as etapas do teu trabalho, saber quanto tempo demora em cada uma delas, para só então saber quantos clientes VOCÊ consegue atender ao mesmo tempo!

Não sabe como fazer para organizar cada uma das etapas que você entrega para aplicar dentro do seu escritório? Então eu te sugiro o Curso Aprenda a Fazer Consultoria Online, onde eu vou te ensinar como funciona a consultoria e como a ArqExpress organiza as etapas deste serviço para que você tenha um rendimento maior, seja de forma autônoma ou no seu escritório!

Beijos e até depois,
Rê.