QUANDO USAR LACA NOS MÓVEIS E PORQUÊ ELA É MAIS CARA?

Bom diaaaa!!!!! Gente, eu AMO detalhar projeto e por isso, hoje trago mais uma DICA de detalhamento e trago uma dica sobre ACABAMENTO de móveis também. Eu não sou uma expert nesse assunto, mas todos estes detalhes que eu mostro para vocês aqui ou nos E-books de Detalhamento, já foram de fato aplicados "na vida real", então eu sei que funcionam! Por exemplo, essa cama em laca branca brilhante, ela é ótima para quem mora em apartamentos compactos ou para quem precisa otimizar o espaço da sua casa, em geral. Se o cliente não tem costume de receber muitas visitas e não tem necessidade de ter uma bicama, ele pode utilizar o espaço em baixo do colchão para armazenagem de roupa de cama, ou sapatos, ou brinquedos. Por isso desenhei gavetas nesse espaço, assim bem prático e acessível, no dia a dia. Observa bem esses detalhes e quanto espaço pode ser aproveitado:
Agora vamos falar sobre o acabamento?! Quando devemos usar acabamento em laca e porque ela é mais cara?! A pintura em laca trás ao móvel um aspecto sofisticado! Quando se pensa em LACA, logo se associa a um móvel de qualidade e alto custo, certo? É que a laca é de fato um tipo de pintura cara, principalmente porque o tempo de envolvimento de quem executa este trabalho é bem grande. Existe toda uma preparação do móvel, antes da aplicação da tinta. O móvel normalmente é fabricado com o MDF sem acabamento nenhum (cru) e, se tiver emendas, pode ser aplicada uma massa ( é uma grande diferença em relação ao acabamento em melamina), que irá dar o efeito de continuidade, a emenda praticamente desaparece. Depois vem a etapa da lixação e com de tudo nivelado, vem a aplicação do primer. Assim como fazemos com a maquiagem no rosto (kkkkk), o primer serve para selar, fechar os poros, mas da madeira, para que a tinta tenha mais aderência. Só depois de tudo isso, é que a tinta é aplicada com a pistola (tanto a tinta quanto o primer são aplicadas com pistola) e são várias camadas. Viu como aquela superfície bem lisinha da laca da trabalhão para fabricar?! Bastante tempo envolvido e é necessário ter uma equipe bem treinada, também. Além de todas essas etapas, existem alguns fatores que exigem muito cuidado de quem vai executar o serviço. É necessário, por exemplo, ter uma cabide de pintura, dentro da fabrica/marcenaria, porque as camadas de tinta devem ser aplicadas de forma regular e livre de qualquer sujeira/pó que possam interferir na qualidade final do produto. Sabia que até a temperatura ambiente interfere no acabamento final da pintura?! Uma estufa para secagem pode resolver este problema. Bom, depois de toda essa explicação sobre o processo de aplicação da laca deu para ter uma ideia do porquê ela custa mais do que outros acabamentos, né?!  
A laca pode ser MARAVILHOSA para dar um bom acabamento, são MUITAS opções de CORES para escolher, ela nivela as emendas, por isso trás a cara de sofisticação para o móvel. Mas,  precisamos ter alguns cuidados para não danificar a pintura, o acabamento em laca pode riscar com mais facilidade, então em mesas de jantar, por exemplo, uma boa solução é usar um vidro no tampo. 
Por hoje é isso pessoal!!! Gostaram dessa curiosidade sobre a laca, vocês já sabiam desse procedimento por trás da produção dela?! E a dica de otimização e organização de espaço, na cama?! No nosso E-book de Detalhamento para Arquitetos 4 eu preparei muuuitos detalhamentos de marcenaria como esse, confere la!!! 
Beijos e até amanhã!!!

Deixe um comentário