Fogão ao lado da geladeira?

Geladeira Side by Side sem espaço para abrir a porta?

Faltou espaço para abrir as gavetas dos armários?

Planejar uma cozinha não é uma tarefa fácil! Isso porque ela é um ambiente que exige muita atenção, tem sempre muita coisa para guardar e é um dos lugares onde a família costuma passar mais tempo!

Para que ela fique bonita, prática, funcional e dentro do orçamento do cliente, a ajuda de um profissional é essencial!

Alguns erros de planejamento podem se tornar um verdadeiro pesadelo! Vamos ver alguns deles:

O perigo de uma iluminação inadequada

Quando trabalhamos com alimentos, limpeza e higiene, precisamos ver com nitidez se eles estão em boas condições e a cor da lâmpada vai ter muita influência no preparo das refeições!

Lembre-se que é fundamental escolher para a cozinha lâmpadas com IRC (Índice de Reprodução de Cor) alto, pensando sempre que o ideal é que o ambiente todo deve ser bem iluminado.

Além disso, interruptores e tomadas devem estar instalados em locais estratégicos (confira todos os itens no checklist do nosso Guia de Cozinha).

Desperdiçar os espaços de armazenamento

Pratos, copos, talheres, panelas, eletrodomésticos... A cozinha é um ambiente que tem sempre muita coisa para guardar e organizar isso de uma forma funcional, aproveitando cada cantinho é fundamental (principalmente quando o espaço é pequeno).

Além dos armários, aposte nas prateleiras e nichos para ajudar na organização dos objetos.

Cozinha integrada PRECISA de uma coifa

Integrar a cozinha com a sala é um pedido cada vez mais comum. Mas, além da estética, é preciso considerar o aspecto prático dessa escolha!

Se a família gosta de cozinhar ou prepara muitas refeições no dia a dia, tem que pensar que a ausência de uma coifa vai fazer com que o cheiro de fritura e de gordura se espalhe pela casa toda!

Para evitar que isso vire um problema, fique atento ao sistema exaustor e dê preferência para um aparelho potente!

Tem espaço para abrir as portas e gavetas dos armários?

Deixar espaço para circulação é essencial! Mas ele é suficiente mesmo quando as portas e gavetas estão abertas? Além de considerar a abertura dos armários e gavetas, precisamos lembrar que quem utilizar a cozinha precisa ter espaço para alcançar o que tem dentro.

Cantos mal aproveitados

Uma cozinha pequena precisa que cada mínimo espaço seja aproveitado, inclusive aqueles cantos que acabam ficando sem função quando o projeto não é bem pensado!

Lixeira de embutir e bandejas giratórias nos armários de canto são boas soluções para aproveitar centímetros valiosos que poderiam ser desperdiçados.

Não considerar a estatura no usuário

Se curvar para lavar a louça ou ficar na ponta dos pés para abrir a porta do micro-ondas...

Na hora de definir a altura da bancada e dos armários é preciso considerar a estatura do cliente! Uma ergonomia bem planejada, faz toda a diferença em um projeto!

Ignorar a estrutura

O cliente quer que derrube a parede para ter uma cozinha integrada?

Antes de dizer sim é preciso que ele entenda que tudo depende da estrutura! Saber onde estão as redes de água e luz, as vigas de sustentação, se o teto foi feito de gesso ou laje...

Escolher um piso escorregadio

A cozinha é um ambiente que precisa de um revestimento antiderrapante e fácil de limpar. Seu cliente pediu porcelanato polido? Então ele tem que saber que este material é extremamente escorregadio e um perigo para as áreas molhadas!

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, o meu Guia de Cozinha vai te dar todas as informações sobre como projetar uma cozinha, como detalhar os espaços para armazenamento, os fluxos e as diferentes áreas de trabalho.

Beijos e até depois,

Rê.