Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao prosseguir, você declara estar ciente dos termos descritos na nossa Política de Privacidade.

Os erros mais comuns na hora de planejar uma cozinha

Os erros mais comuns na hora de planejar uma cozinha

| Renata Pocztaruk

Fogão ao lado da geladeira?

Geladeira Side by Side sem espaço para abrir a porta?

Faltou espaço para abrir as gavetas dos armários?

Planejar uma cozinha não é uma tarefa fácil! Isso porque ela é um ambiente que exige muita atenção, tem sempre muita coisa para guardar e é um dos lugares onde a família costuma passar mais tempo!

Para que ela fique bonita, prática, funcional e dentro do orçamento do cliente, a ajuda de um profissional é essencial!

Alguns erros de planejamento podem se tornar um verdadeiro pesadelo! Vamos ver alguns deles:

O perigo de uma iluminação inadequada

Quando trabalhamos com alimentos, limpeza e higiene, precisamos ver com nitidez se eles estão em boas condições e a cor da lâmpada vai ter muita influência no preparo das refeições!

Lembre-se que é fundamental escolher para a cozinha lâmpadas com IRC (Índice de Reprodução de Cor) alto, pensando sempre que o ideal é que o ambiente todo deve ser bem iluminado.

Além disso, interruptores e tomadas devem estar instalados em locais estratégicos (confira todos os itens no checklist do nosso Guia de Cozinha).

Desperdiçar os espaços de armazenamento

Pratos, copos, talheres, panelas, eletrodomésticos... A cozinha é um ambiente que tem sempre muita coisa para guardar e organizar isso de uma forma funcional, aproveitando cada cantinho é fundamental (principalmente quando o espaço é pequeno).

Além dos armários, aposte nas prateleiras e nichos para ajudar na organização dos objetos.

Cozinha integrada PRECISA de uma coifa

Integrar a cozinha com a sala é um pedido cada vez mais comum. Mas, além da estética, é preciso considerar o aspecto prático dessa escolha!

Se a família gosta de cozinhar ou prepara muitas refeições no dia a dia, tem que pensar que a ausência de uma coifa vai fazer com que o cheiro de fritura e de gordura se espalhe pela casa toda!

Para evitar que isso vire um problema, fique atento ao sistema exaustor e dê preferência para um aparelho potente!

Tem espaço para abrir as portas e gavetas dos armários?

Deixar espaço para circulação é essencial! Mas ele é suficiente mesmo quando as portas e gavetas estão abertas? Além de considerar a abertura dos armários e gavetas, precisamos lembrar que quem utilizar a cozinha precisa ter espaço para alcançar o que tem dentro.

Cantos mal aproveitados

Uma cozinha pequena precisa que cada mínimo espaço seja aproveitado, inclusive aqueles cantos que acabam ficando sem função quando o projeto não é bem pensado!

Lixeira de embutir e bandejas giratórias nos armários de canto são boas soluções para aproveitar centímetros valiosos que poderiam ser desperdiçados.

Não considerar a estatura no usuário

Se curvar para lavar a louça ou ficar na ponta dos pés para abrir a porta do micro-ondas...

Na hora de definir a altura da bancada e dos armários é preciso considerar a estatura do cliente! Uma ergonomia bem planejada, faz toda a diferença em um projeto!

Ignorar a estrutura

O cliente quer que derrube a parede para ter uma cozinha integrada?

Antes de dizer sim é preciso que ele entenda que tudo depende da estrutura! Saber onde estão as redes de água e luz, as vigas de sustentação, se o teto foi feito de gesso ou laje...

Escolher um piso escorregadio

A cozinha é um ambiente que precisa de um revestimento antiderrapante e fácil de limpar. Seu cliente pediu porcelanato polido? Então ele tem que saber que este material é extremamente escorregadio e um perigo para as áreas molhadas!

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, o meu Guia de Cozinha vai te dar todas as informações sobre como projetar uma cozinha, como detalhar os espaços para armazenamento, os fluxos e as diferentes áreas de trabalho.

Beijos e até depois,

Rê.

Deixe um comentário