Um bom projeto de iluminação é essencial para qualquer ambiente e, quando bem aplicado, pode fazer toda a diferença!

Ele possibilita criar cenas, proporciona diferentes sensações e muda a concepção estética de um espaço, deixando-o mais funcional, confortável e agradável. É o que eu sempre digo: "luz muda tudo"!

Além disso, a luz nos ajuda a dar destaque para aquilo que queremos que chame a atenção na decoração, dá a sensação de relaxamento ou pode estimular a nossa produtividade nos ambientes de trabalho.

Ela também interfere na forma como percebemos o ambiente, por isso que, ao desenvolver um projeto, precisamos levar em conta a luz natural que o espaço recebe, desta forma será possível entender a quantidade de luz artificial que o lugar necessita.

Antes de determinar que tipo de iluminação vamos escolher, precisamos levar em conta fatores como:

- Qual a função do ambiente? (trabalho, relaxamento);

- Qual o tamanho dele?

Depois de respondidas essas perguntas, podemos escolher qual uso da luz artificial queremos: luz difusa, direta ou indireta. Sabendo isso podemos definir o tipo de lâmpada e luminária correta.

Luz difusa

A luz difusa é mais homogênea, mais confortável e, por isso mesmo, possui menor intensidade. Ela é muito versátil e indicada quando queremos produzir uma iluminação geral, sem criar sombras fortes.

Pode ser utilizada em salas, quartos, banheiros, cozinhas, corredores e garagens (lembre-se de combiná-la com outros tipos de finte de luz).

Luz direta

Já a luz direta é responsável por criar um efeito bem dramático, com sombras marcadas! São usadas para criar jogos de luz e sombra, iluminar um ponto específico intensamente e para dar destaque em texturas, peças decorativas, esculturas ou mesas de trabalho (por auxiliarem na concentração).

Quando optar por ela, lembre-se de utilizá-la com bom senso, pois pode tornar-se muito cansativa (evite a luz direta em locais com algum tipo de brilho ou que possa emitir reflexos).

Luz Indireta

A luz indireta é a mais indicada quando queremos criar um efeito mais suave, com um ambiente intimista e visualmente confortável, pois remove o brilho e as sombras. Quando distribuída corretamente, ela pode substituir a luz natural, em parte.

Muito utilizada em teto de gesso, a luz indireta também é indicada para lugares com tráfego intenso de pessoas, como corredores, ou para ambientes que não precisam de muita luz.

E qual delas usar?

Qual a intenção do seu projeto de iluminação? O que o seu cliente deseja? Sempre que possível, combine diferentes tipos de luzes para dar equilíbrio, funcionalidade e beleza ao ambiente!

Quer saber mais sobre iluminação?

Entender sobre esse tema muda o projeto e é mais uma opção de serviço para você oferecer. Eu já falei algumas vezes sobre a diferença de um profissional que sabe sobre iluminação e o que não sabe. E ela é bem grande, pode acreditar!

Aprenda agora sobre como iluminar um ambiente com o Guia de Iluminação do Club Arqexpress!

Beijos e até depois,

Rê.