
Renata Pocztaruk
[Dica do Dia] Responsabilidades de uma arquiteta
Todo arquiteto, ao iniciar a sua carreira, enfrenta desafios normais da vida profissional.
Muitos não sabem por onde nem como começar!
O mais normal é encontrar um processo e tentar segui-lo, mas a verdade é que sempre podemos seguir um modelo, não existem regras e a medida que o profissional se desenvolve, ele vai descobrindo a sua regra, a sua maneira, a sua forma de projetar!
Para iniciar qualquer projeto, precisamos primeiro ter o cliente e, para ter o cliente, precisamos saber qual o serviço que oferecemos e como vamos fazer.
Crie sua proposta, monte suas etapas de trabalho, sua tabela de honorários e assim que você tiver seus primeiros clientes e as suas partes estiverem de acordo com o contrato, você poderá então iniciar o seu trabalho!
O levantamento arquitetônico, a coleta de dados e informações é de extrema importância.
Uma entrevista com o cliente, reunião de briefing para entender os gostos, as necessidades, os desejos, os receios, é o primeiro passo para poder pensar no conceito e elaborar o programa de necessidades.
Uma visita ao terreno é sempre a melhor forma de sentir o espaço, conhecer o entorno!
Faça sempre um levantamento fotográfico.
Noção espacial e entendimento do cliente é a etapa mais importante antes de iniciar o processo criativo.
Como eu sempre digo, um projeto é um planejamento, precisa ter um início, meio e fim.
A base de qualquer processo criativo inicia na percepção! Sem ter a habilidade de perceber um espaço, fica difícil desenvolver ideias!
Percepção é uma busca individual, gosto estilo cada um tem o seu.
O papel do profissional é perceber as potencialidades do espaço e unir com as necessidades do cliente, chegando assim, em um denominador comum: O PROJETO.
Para este projeto ter sucesso, precisa solucionar as necessidades inicialmente levantadas!
Inicialmente o cliente possui um terreno, um imóvel, um local a ser explorado, precisamos então a documentação do mesmo para seguir adiante com o processo, este documento chamamos de matrícula.
Preparei para você um CHECK-LIST das RESPONSABILIDADES DO ARQUITETO:
Esse guia foi desenvolvido em colaboração com outras 2 profissionais que eu admiro muito: a Elizabeth Pocztaruk, minha mãe, arquiteta com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de grandes projetos e proprietária de um renomado escritório de Arquitetura e a Lilian Rodrigues, engenheira civil, com 25 anos de experiência em coordenação e gerenciamento de projetos, atuando em grande Incorporadora.
O conteúdo desse Guia está muito especial e você ainda pode receber ele na sua casa.