Você sabia que a cozinha é o ambiente mais procurado pelas pessoas para fazer um projeto de mudança? 

Sim! Todo mundo quer deixar este espaço mais bonito e mais funcional! Mas por onde se deve começar o projeto? A equação de ouro da ArqExpress se baseia em três pontos: 

·        Funcionalidade
·        Estética
·        Orçamento

Antes de pensar, projetar, planejar ou mesmo pensar nas cores dos armários e dos acabamentos a gente tem de olhar a planta baixa.

Aí você me pergunta: e se não tem a planta baixa?

Então tem de fazer um levantamento com todas as informações para realizar uma análise de viabilidade, que é o estudo onde vemos a parte funcional, a parte técnica (estrutura) e a parte econômica (no guia de cozinha tem um levantamento perfeito, com todos os pontos necessários).

O levantamento ideal precisa de um checklist, que inclui informações sobre o sistema construtivo (alvenaria ou bloco), forro (laje ou gesso), as esquadrias (medidas e posições), se a janela é de correr ou abrir, qual o pé direito, as estruturas, onde estão os pilares, a viga, projetos complementares (hidráulico, elétrico, onde passa a água, onde é a saída de ventilação).

O checklist está completo?

Agora sim você vai conseguir seguir todas as etapas necessárias. Pode começar a pensar no lay-out e, junto do cliente, definir o material que vai utilizar.

Uma coisa que digo sempre para todas as minhas mentoradas é: se vocês se profissionalizarem em cozinhas ou banheiros, vocês terão uma receita acima da média! E sabe por quê?

O que tem de profissional com dúvida ao desenvolver um projeto e o que tem de cliente querendo desenvolver um projeto e que não contrata o profissional por não tem certeza se ele está seguro o suficiente para fazê-lo é muito grande.

Então invistam o tempo de vocês em materiais de estudo de cozinha e também de banheiro. Você pode se profissionalizar muito entendendo sobre isso.

Beijos e até depois!!
Rê.