
Renata Pocztaruk
[Dica do Dia] O que é decoração para você? Você segue estilos e tendências?
O que você entende como tendências e estilos de DECORAÇÃO?
Os estilos e tendências de decoração que surgem são ótimos para a gente pesquisar, usando como exemplo para entender o gosto de cada cliente!
Mas eu não gosto de me basear ou seguir isso como um padrão, menos ainda impor o uso deles para alguém!
Para mim o MAIS IMPORTANTE de tudo é o cliente estar FELIZ e se sentir bem com as escolhas do PROJETO.
E o nosso papel é criar para cada cliente diferentes possibilidades de composição, apresentando materiais e combinações de CORES que sejam adequadas e explicando as questões técnicas que envolvem o projeto.
No final de tudo precisamos personalizar o projeto para o cliente de acordo com a sua necessidade, muitas vezes usando móveis e objetos que ele já tem e compor com elementos novos.
Mas vamos começar esse assunto do começo...
O que é decoração para você? E por quê a gente decora um AMBIENTE?
Além de tornar o espaço VISUALMENTE agradável, um projeto de decoração sempre surge para RESOLVER UM PROBLEMA.
A maioria dos clientes que a gente atende na ArqExpress por exemplo, buscam por PRATICIDADE nas suas casas.
Praticidade é a palavra do século!
Menos tempo, mais coisas para fazer, então precisamos simplificar! Precisamos desenvolver projetos que sejam FUNCIONAIS, além de bonitos.
A ordem é: se preocupe com o CONFORTO de quem irá usar aquele espaço!
Todo projeto tem um objetivo, certo?! O cliente pode querer transformar um ambiente para mudar o USO dele. Por exemplo: o dormitório de hóspedes se transformar em quarto de bebê.
Ou transformar para que o ambiente tenha SEU ESTILO, como um apartamento alugado que não reflete a personalidade do novo morador. Ou renovar para que fique MAIS COM A SUA CARA, como uma criança que cresceu e entrou na adolescência.
Vou citar aqui 03 questões que eu acho MUITO mais importantes um projeto ter, ao invés de seguir uma TENDÊNCIA de decoração:
PROPORÇÃO: a proporção é a relação entre as partes que mantém uma ordem entre si. “Tudo é questão de proporção”, você concorda comigo, né?!
É mais do que fundamental ter “noção de proporções” para se desenvolver um projeto de decoração. Por exemplo, não adianta escolher um tapete enorme e lindo para uma sala e sugerir uma mesa de centro pequena! Ela vai desvalorizar toda a composição. Dica: analise a proporção de cada elemento nos projetos que você gosta e admira e treine depois nos seus.
UNIDADE: aquela sensação de continuidade que uma boa decoração sempre tem. Pode ser através de cores, tecidos, plantas, existem infinitas formas de criar algumas repetições no ambiente. E quando são ambientes integrados esse “truque” se torna ainda mais eficaz. Um espaço com unidade é importantíssimo para trazer a sensação de organização e harmonia de um lugar, envolve até a sensação de BEM ESTAR que sentimos nele.
E ai, você concorda comigo?! Você segue tendências de decoração?
Clica no botão abaixo e garanta o seu!
Beijos e até depois,
Rê.