A cozinha tem um papel fundamental nos projetos de arquitetura, e é um espaço essencial para a vida em família. Dito isso, as medidas mínimas, como o tamanho da pia, a largura da bancada e a disposição da geladeira, desempenham um papel importantíssimo na funcionalidade e no conforto do ambiente.

Detalhes devem ser cuidadosamente planejados para garantir eficiência na hora de cozinhar, e a otimização do espaço deve proporcionar a criação de um local acolhedor para a preparação das refeições, criando momentos especiais.

Medidas Mínimas

A partir das medidas mínimas necessárias, existem algumas coisas básicas que a gente precisa prestar atenção, no início do projeto, para que o ambiente possa funcionar.

Por exemplo, no espaço de uma cozinha precisa poder ser transcrito, pelo menos, um círculo de 1,50 m dentro dela. Observa essa planta baixa:

A porta de acesso a cozinha precisa ter no mínimo 80 cm de vão livre na largura, para que não haja problemas na hora deslocar um equipamento como a geladeira, por exemplo, para dentro da cozinha.

Se a cozinha for caminho da área de serviço, é necessário ter esse espaço para deslocar a máquina de lavar roupas, que costuma ser um equipamento maior.

E assim como a medida mínima da porta, você pode conferir os espaços mínimos para o fogão, a bancada da pia e a geladeira. No caso do fogão, é recomendado reservar um espaço de aproximadamente 60 centímetros de largura por 60 centímetros de profundidade para permitir a instalação correta e garantir um ambiente seguro para o preparo das refeições.

Quanto à bancada da pia, o melhor é deixar um espaço de cerca de 120 centímetros de largura e, pelo menos, 55 centímetros de profundidade. Essa medida é importante para ter uma boa área de trabalho, permitindo que você tenha eficiência e conforto nas tarefas de lavagem dos alimentos e limpeza.

No caso da geladeira, é importante reservar um espaço com dimensões adequadas para a instalação e abertura das portas. Uma medida mínima recomendada para geladeiras comuns é de cerca de 70 centímetros de largura e profundidade. É importante garantir um espaço suficiente ao redor da geladeira para facilitar o acesso e a circulação, permitindo a abertura das portas sem obstruções e facilitando a organização dos alimentos e a eventual remoção de gavetas para limpeza.

Então, se você somar as medidas mínimas recomendadas para a instalação de um fogão, uma pia e uma geladeira, vai descobrir que uma cozinha precisa ter no mínimo 2,50 x 1,50 m. A partir disso, vocês pode ajustar a posição e as medidas, conforme as prioridades do seu cliente.

E muito cuidado com os espaços para abertura das portas dos equipamentos! Não esquece do espaço que elas ocupam abertas! Observa na planta baixa a projeção das aberturas também.

Porque não se deve colocar o fogão ao lado da geladeira?

Outro assunto que costumo receber muitas perguntas, é a questão do layout ideal para cozinhas.

O fogão esquenta e a geladeira tem motor. Então se eles estiverem lado lado, sem uma proteção, o risco desses equipamentos estragarem, ao longo do tempo, é grande!

E, da mesma forma, não se deve colocar madeira ou MDF muito próximos do fogão, porque pode estragar. Então, a disposição ideal para uma cozinha, é como no exemplo acima, uma bancada entre a geladeira e o fogão.

E falando em bancadas, quais as medidas mínimas?

Já falamos que a largura mínima é de 1,20 m com uma profundidade de 55 cm no mínimo. A posição da cuba dentro dessas medidas, vai depender de cada projeto. Eu gosto de posicionar a cuba em um dos lados da bancada, justamente para ter um espaço livre maior, preferencialmente do lado do fogão para servir de apoio, além de evitar que os respingos da torneira acabem nas panelas sobre o fogão.

Mas, vai depender de cada projeto, porque faz parte do programa de necessidades de cada cliente. Se ele vai ter máquina de lavar louças, uma cuba maior etc.

O importante é conseguir criar uma disposição funcional entre esses três elementos: geladeira, fogão e️ cuba/pia, imaginando a ordem de uso deles: armazenamento na geladeira, retira o alimento e apoia na bancada, higieniza na cuba, prepara na bancada e cozinha no fogão.

Você conhece o sistema de triângulo funcional?

Vimos que a cozinha é composta por três elementos essenciais: o fogão, a cuba e a geladeira, e que a disposição desses elementos no espaço é crucial para facilitar o uso diário e garantir uma circulação eficiente. Por isso o triângulo funcional é fundamental para estabelecer a relação estratégica entre esses três elementos. Procure não ultrapassar dois metros de espaço entre eles para permitir um deslocamento mais ágil durante a utilização.

Além disso, no caso de cozinhas com ilha ou península é necessário não apenas prever o espaço ocupado pelos equipamentos, mas também levar em conta a área destinada às banquetas, caso haja um balcão de refeições. Com isso você terá uma boa circulação ao redor da ilha ou península e também um espaço confortável para acomodar as pessoas que desejam forem utilizar esses assentos.

A distribuição correta dos elementos e a atenção às medidas mínimas são fundamentais para garantir a funcionalidade do espaço, promovendo uma experiência fluida e agradável durante o uso.

A experiência da ArqExpress aplicada no seu projeto

Ainda tem dúvidas sobre os parâmetros ideais ou as melhores escolhas para projetos de cozinha? Se você não é profissional da área de arquitetura, mas quer dicas valiosas de quem tem anos de experiência e milhares de projetos de sucesso, conheça o nosso Guia para Leigos: Cozinha.

Agora, se você é arquiteta ou profissional de alguma área afim, não pode deixar de conhecer o nosso consagrado Guia de Cozinha. Nele você encontra informações valiosíssimas para aprimorar seus projetos e melhor atender seus clientes.

Beijos, Rê!