Utilizar soluções ergonômicas nos ambientes é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do projeto.

Uma cozinha ideal deve levar em consideração, sempre a estatura do cliente.

É muito desconfortável preparar alguma coisa em uma bancada que precisamos ficar curvados ou na pontas dos pés, você não acha?

 

 

 

Apesar de existirem medidas que são chamadas padrões, a vantagem das cozinhas planejadas é o poder de adaptar estas medidas ao padrão de cada situação familiar.

Altura Padrão de Balcão

Os balcões, por exemplo, para quem tem altura de 1,60 a 1,70 m podem estar entre 85 a 95 cm do nível do piso, por isso normalmente usamos 91 cm de altura em bancadas.

Já entre o armário inferior e o superior a distância pode variar de 50 a 80 cm. Para o módulo inferior a medida de profundidade ideal é entre 55 a 70 cm e para o módulo superior de 30 a 40 cm.

Em caso de uso de rodapé, uma dica é deixar uma base de 10 cm de altura recuando 10 cm, assim os pés podem se acomodar sobre essa plataforma.

Instalação de armários suspensos: cuidado! 

Fique atento sempre ao sistema construtivo das paredes. Uma boa medida é de 15 cm do piso, quando suspenso, mas esta medida pode variar de 10 a 25 cm.

 

A beleza em união com a ergonomia bem planejada, faz toda a diferença em um projeto!

E você pode encontrar muito mais conteúdo como esse, para te ajudar a melhorar o desenvolvimento dos seus projetos no nosso combo de 02 e-books: um guia inteirinho sobre Banheiros e o nosso Guia de Cozinhas!

Até mais, Rê!!