Booom diiiaa sexta-feira!!!!!! Sexta tem #DicaDoDia e hoje a Dica é sobre como evitar passar por algum perrengue na hora de instalar o eletrodoméstico no ambiente novo do seu cliente.

"Como assim, Renata?"

Imagina a seguinte situação: a assistência técnica é chamada para fazer a instalação de, por exemplo, um micro-ondas de embutir, um forno elétrico e uma lavadora de louças na cozinha nova do seu cliente, que foi você quem projetou.

A√≠¬†o cliente te liga bem brabo, dizendo que n√£o foi poss√≠vel terminar as instala√ß√Ķes, porque n√£o foi previsto o tipo correto de tomada para ligar o forno el√©trico, o micro-ondas n√£o coube no nicho do m√≥vel e n√£o acharam uma sa√≠da de √°gua para conectar lava lou√ßas! Que desespero!!! O que fazer?

No in√≠cio da carreira situa√ß√Ķes assim at√© podem acontecer por falta experi√™ncia ou de conhecimento. Pode ter ainda um detalhamento mal feito, mas √© de fato desesperador, porque pode gerar perdas financeiras, retrabalho, atraso na entrega final do ambiente e tudo isso acaba sendo muito frustrante, tanto para o cliente quanto para o profissional.

Então o que fazer para evitar que um problemão destes aconteça?

Antes de começar o detalhamento final do projeto, os eletrodomésticos PRECISAM estar definidos, aprovados e até mesmo comprados pelo cliente.

Cada eletrodoméstico pode ter uma especificidade diferente, dependendo da fábrica que produziu, as medidas, o tipo de ventilação, a potência, enfim, várias características podem mudar entre um modelo e outro.

Por isso precisamos SEMPRE checar o manual de instala√ß√Ķes do fabricante de cada eletrodom√©stico que ser√° usado no ambiente para poder detalhar o projeto.

E todas as orienta√ß√Ķes devem ser seguidas para que o produto tenha uma boa durabilidade e esteja coberto pela garantia do fabricante. S√≥ isso j√° pode evitar MUITA dor de cabe√ßa na obra!

O manual do fabricante vai orientar as medidas do tamanho do nicho, o tipo de tomada que será necessária de acordo com a voltagem, amperagem e potência de cada eletro, se é necessário prever grelha de ventilação no móvel, se precisa de saída de água, de esgoto. No caso de uma coifa, qual a altura que ela deve ser instalada em relação ao fogão/cooktop.

E uma √ļltima dica:

Sabe porque eu digo para o cliente j√° comprar o eletro assim que o modelo estiver definido no projeto?

Imagina se, depois do móvel já ter sido produzido, com nichos sob medida e tudo previsto de acordo com normas do fabricante, o produto sair de linha?!

Eu te digo que isso j√° aconteceu!

Com bons parceiros e fornecedores envolvidos a gente resolve os problemas, mas é muito melhor evitar que eles aconteçam, né?

E aí, gostou das dicas de hoje?

Quer aprender mais sobre eletrodomésticos?

Na próxima segunda-feira, às 19 horas, eu e a minha sócia, Renata Lemos, vamos dar uma Super Aula junto com a equipe da Oster, ao vivo e gratuita, sobre este assunto inédito e você não pode perder!

Para receber o link de acesso à aula no seu e-mail, você só precisa fazer a sua inscrição clicando aqui!

Até lá,

R√™ ūüíē