Booom diiiaa sexta-feira!!!!!! Sexta tem #DicaDoDia e hoje a Dica é sobre como evitar passar por algum perrengue na hora de instalar o eletrodoméstico no ambiente novo do seu cliente.

"Como assim, Renata?"

Imagina a seguinte situação: a assistência técnica é chamada para fazer a instalação de, por exemplo, um micro-ondas de embutir, um forno elétrico e uma lavadora de louças na cozinha nova do seu cliente, que foi você quem projetou.

Aí o cliente te liga bem brabo, dizendo que não foi possível terminar as instalações, porque não foi previsto o tipo correto de tomada para ligar o forno elétrico, o micro-ondas não coube no nicho do móvel e não acharam uma saída de água para conectar lava louças! Que desespero!!! O que fazer?

No início da carreira situações assim até podem acontecer por falta experiência ou de conhecimento. Pode ter ainda um detalhamento mal feito, mas é de fato desesperador, porque pode gerar perdas financeiras, retrabalho, atraso na entrega final do ambiente e tudo isso acaba sendo muito frustrante, tanto para o cliente quanto para o profissional.

Então o que fazer para evitar que um problemão destes aconteça?

Antes de começar o detalhamento final do projeto, os eletrodomésticos PRECISAM estar definidos, aprovados e até mesmo comprados pelo cliente.

Cada eletrodoméstico pode ter uma especificidade diferente, dependendo da fábrica que produziu, as medidas, o tipo de ventilação, a potência, enfim, várias características podem mudar entre um modelo e outro.

Por isso precisamos SEMPRE checar o manual de instalações do fabricante de cada eletrodoméstico que será usado no ambiente para poder detalhar o projeto.

E todas as orientações devem ser seguidas para que o produto tenha uma boa durabilidade e esteja coberto pela garantia do fabricante. Só isso já pode evitar MUITA dor de cabeça na obra!

O manual do fabricante vai orientar as medidas do tamanho do nicho, o tipo de tomada que será necessária de acordo com a voltagem, amperagem e potência de cada eletro, se é necessário prever grelha de ventilação no móvel, se precisa de saída de água, de esgoto. No caso de uma coifa, qual a altura que ela deve ser instalada em relação ao fogão/cooktop.

E uma última dica:

Sabe porque eu digo para o cliente já comprar o eletro assim que o modelo estiver definido no projeto?

Imagina se, depois do móvel já ter sido produzido, com nichos sob medida e tudo previsto de acordo com normas do fabricante, o produto sair de linha?!

Eu te digo que isso já aconteceu!

Com bons parceiros e fornecedores envolvidos a gente resolve os problemas, mas é muito melhor evitar que eles aconteçam, né?

E aí, gostou das dicas de hoje? Tem alguma dúvida sobre esse tema?
Escreve aí nos comentários!

 

Rê 💕