Você faz projeto de marcenaria? Por onde você começa?

Uma coisa que eu sempre digo é que quanto maior a prática, mais fácil fica para fazer!

A coisa mais importante na nossa profissão é o olhar, a percepção, mas também tem a parte de repertório.

Club Arqexpress

Quando a gente está falando de marcenaria, você tem que entender sobre as espessuras, saber o que é um MDF (placa de fibra de média densidade), o que é um MDP (painel de partículas de baixa densidade), quando usar cada um deles...

Abaixo coloquei os usos mais comuns do MDF, que acordo com a espessura escolhida:

MDF 3MM

O MDF de 3mm é normalmente utilizado no fundo dos móveis, ou seja, na parte que fica em contato com a parede ou também na parte inferior/debaixo. Vale ressaltar que o MDF de 6mm e 9mm também pode ter o mesmo tipo de uso.

MDF 12 E 15MM

Utilizados para projetar estruturas ou a caixaria dos móveis, os MDF de 12mm e 15mm são mais resistentes que os demais. Eles ainda servem para criar painéis de TV, cabeceiras de cama ou apenas para revestirem as paredes.

MDF 18 MM

Essa espessura de 18mm é ideal para as frentes dos móveis, pois permite um encaixe melhor dos puxadores de alumínio. Ela também é usada para prateleiras, mas deve-se observar o tamanho dessas, caso sejam maiores é indicado espessuras acima de 18mm (de 20mm a 25mm).

Club Arqexpress

E aí? Muita informação? Eu avisei que você precisa conhecer sobre os materiais...

Quer saber mais sobre detalhes de móveis? No Curso Intensivo de Decoração te conto mais sobre como criar um repertório, os tipos de acabamentos em marcenaria – projetos, detalhamentos, cores, combinações. Clica e cooooorre para fazer também!