Para criar um layout não basta apenas se sentar em frente ao computador e escolher cores e materiais. O sucesso do processo de criação depende de entender as demandas do cliente, analisar detalhadamente as medidas e propor as melhores soluções.

O cliente busca um projeto de decoração por vários motivos, mas o principal deles é solucionar uma necessidade. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, precisamos analisar três pontos importantes:

AMBIENTE + NECESSIDADES + POSSIBILIDADES

Para desenvolver um projeto de decoração precisamos de um layout definido com a disposição do mobiliário. Então, para fazer uma planta, um lançamento de layout, precisamos conhecer o ambiente.

E qual a melhor forma para isso? Fazendo uma visita para realizar a medição, tirando fotos de diferentes ângulos para registrar, ou ter uma planta baixa do ambiente.

Para analisar as possibilidades precisamos estudar tudo o que existe no local, desde os pontos elétricos, os pontos de iluminação e circuitos, a parte estrutural, ponto de ar-condicionado, hidráulica e etc.

Lembre-se de que, quanto maior o número de intervenções, maior será o custo e o prazo de entrega do seu projeto.

Dica da Rê

É muito importante conhecer os materiais! Quanto mais conhecimento você tiver, mais segura estará para atender o seu cliente! Para isso eu te aconselho a sempre procurar coisas novas e estudar tendências.

Se você entender as necessidades do seu cliente será muito mais fácil saber tudo o que ele gosta e o que ele não gosta.

Converse, ouça e entenda o que ele precisa!

Crie um pequeno checklist com perguntas que vão te ajudar a alinhar todas essas necessidades. Depois destes itens definidos, você pode criar o layout e montar uma apresentação de acordo com as informações coletadas.

Se você quer saber mais sobre a importância que as medidas corretas têm para o sucesso de um projeto, se inscreve na minha próxima Super Aula, que vai acontecer no dia 18/10.

Nela, eu e a Renata Lemos, da ArqExpress Rio de janeiro, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre: "Como medir um ambiente". Clica agora para garantir a tua vaga!

Beijos e até depois,

Rê.