As harmonias são responsáveis por trazer as boas sensações para o nosso espaço, para dentro do nosso ambiente! Quando começamos a desenvolver um projeto, temos a opção de fazer vários tipos de combinação de cores!

Dá para fazer tudo de uma única cor, usar cores opostas, complementares... Tudo depende da intenção, da sensação que você quer transmitir para aquele espaço!

Harmonia Monocromática

Vamos começar falando sobre o ambiente monocromático, que é aquele todo de uma mesma cor, com diferentes saturações, diferentes brilhos e diferentes tonalidades.

Garanto que você já entrou em um assim e achou lindo! É o famoso tom sobre tom, onde a gente vai clareando ou escurecendo a cor para criar a harmonia. Ambientes monocromáticos são mais clássicos e mais puros, não têm tanta personalidade, mas que não cansam.

Harmonia Análoga

Já quando criamos um ambiente inspirado na harmonia análoga, utilizamos cores que são mais próximas umas das outras, que estão lado a lado no círculo cromático. É um tom sobre tom que não tem contraste, com tons que estão no mesmo nível.

Harmonia Complementar

Diferente da harmonia complementar, que usa cores opostas no círculo cromático! Sabe aquele ditado que diz que os opostos se atraem? É exatamente assim! E pelo fato das cores desta harmonia terem mais contraste entre si, geram muito mais impacto!

Quando entramos em um ambiente baseado na harmonia complementar, sentimos aquela “presença”, sabe? Pense na mistura de um amarelo com o roxo, de um verde com o vermelho... O ambiente fica bonito e com muita personalidade!

Harmonia Tríade

A harmonia tríade junta três pontos equidistantes (com a mesma distância) no círculo cromático, formando um triângulo. Esse tipo de combinação resulta em um ambiente de personalidade, mas muito suave. Neste caso podemos escolher uma cor como predominante e as outras duas podem ser utilizadas nos detalhes.

Quando falamos de harmonia, falamos da mistura das cores, mas falamos também do ambiente como um todo. É muito mais prazeroso viver em um ambiente com cor do que em um ambiente monótono!

São as cores que vão trazer para o nosso espaço todas as emoções. A gente pode utilizar cores mais claras, com mais branco, mas nem por isso precisamos deixar de usar as cores. O importante é saber a melhor forma de usá-las para dar o sentido ideal que imaginamos para o ambiente!

Você já percebeu que eu AMO escrever sobre decoração, né? 

Eu acredito muito no potencial que as cores tem de transformar um ambiente e, no meu Guia de Decoração, compartilho TODO meu conhecimento sobre cores e como as diferentes pinturas podem mudar completamente a sensação dos espaços (alongar, encurtar, aumentar e diminuir...).

Por hoje é só!!! Beijos e até depois,

Rê.