Hoje eu vim te contar alguns dos erros mais comuns de projeto (que a gente pode e deve evitar!). Para fugir deles basta ter atenção, afinal, você não vai querer deixar o teu cliente descontente e nem ver o teu trabalho virando meme em rede social, né?
Mesa de cabeceira com altura alinhada com a cama
Para garantir conforto e funcionalidade a altura da mesa de cabeceira deve ser igual ou uma pouco mais baixa que a cama, nunca mais alta (isso porque o seu cliente pode esbarrar na peça e se machucar).
Quanto maior o tapete, maior a sensação do ambiente
O tapete deve abraçar os principais móveis do ambiente (com tamanho suficiente para que os móveis fiquem por cima dele e ainda sobre 20cm nas bordas). Quanto maior o tapete, maior a sensação de tamanho do espaço. Tapetes muito pequenos tendem a encolher o ambiente!
Para quarto e sala use luz amarela
As luzes frias são indicadas para ambientes em que é necessário estar mais alerta, o que não é o caso da sala e do quarto, onde a gente quer estar mais descansado. Dê preferência às luzes mais quentes, de tonalidades amareladas, que dão aconchego para espaço e sensação de relaxamento.
Cortina curta de jeito nenhum
Uma cortina longa dá sensação de amplitude ao ambiente e alonga o pé direito, além de ficar muito mais bonito!
Não use piso polido na cozinha, prefira o acetinado
A cozinha é um ambiente que tem muito contato com a água, por isso mesmo o ideal é utilizar pisos resistentes, que sejam seguros e fáceis de limpar. O piso polido tende a ser escorregadio e deixa a sujeira mais aparente, como marcas de respingo de água e gordura.
Afaste os armários pelo menos 10 cm do chão
Seja de gesso, madeira ou alvenaria, o sóculo deve ter um recuo de no mínimo 10cm para garantir o conforto do usuário.
Você não precisa usar soleira no mesmo nível para transição de ambiente
A soleira é uma peça que marca a transição entre ambientes, sua função é estética e, por isso mesmo, quanto mais próxima for a cor, menor será o impacto visual. Escolha uma cor que neutralize, caso decida usar.
Quadros pequenos e altos deixam o ambiente desproporcional
Você pode fazer diversas composições para os quadros, basta respeitar o espaçamento entre eles e cuidar a proporção! Para quadros quadrados a dica é preencher a parede – Altura 130 a 150cm do eixo. Se for quadro único, a medida ideal é 2/3 do tamanho do móvel!
Você também pode deixar todos os quadros na mesma altura de forma irregular se utilizar uma calha fixa na parede e apoiar todos eles nesta peça!
Se a parede é branca, use de preferência acabamentos brancos, a não ser que seja parte do conceito do projeto
Na hora de escolher tomadas e interruptores procure deixar os acabamentos harmônicos! Vale inclusive comprar o básico na cor branca e usar adesivo na cor na parede!
A marcenaria vem antes da pedra!
Por quê? Para que a pedra seja feita no esquadro do móvel e da parede.
Quer mais dicas para acertar de primeira no seu projeto?
No dia 30 de agosto, segunda-feira, vamos uma uma Super Aula especialíssima, com a participação das Tintas Coral, onde eu vou te falar tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de tinta, como a cor afeta a percepção espacial, como combinar cores e muito mais! Então corre e garante a tua vaga!
Beijos e até depois,
Rê